Caros amigos, vamos lá desmistificar os custos entre a impressão digital e a impressão offset.
Antes de abordar o tema, é preciso perceber os seguintes conceitos:
O custo fixo é aquele que não depende da tiragem, ou seja, tendo um trabalho de 100 ex, ou de 1000 ex. a chapa é sempre necessária e o seu custo é o mesmo.
O custo variável, é aquele que está directamente ligado à quantidade a imprimir, como o papel e a tinta. Se tenho mais tiragem, logo gasto mais consumíveis.
O processo de impressão offset tem custos fixos e custos variáveis.
O processo de impressão digital tem apenas custos variáveis.
Por exemplo, no OFFSET:
EM CUSTOS FIXOS: 50 Euros
São: fotolitos, montagens, chapas, a gravação e revelação da chapa, as afinações de máquina, lavagens de máquina, etc.
EM CUSTOS VARIÁVEIS: 0,02 Euros / cópia
PARA UMA TIRAGEM DE 100ex, fica-me em 50€ + (100 x 0,02) = 52 Euros
PARA UMA TIRAGEM DE 1000ex, fica-me em 50€ + (1000 x 0,02) = 70 Euros
No mesmo exemplo em DIGITAL:
EM CUSTOS FIXOS: 0 Euros
Não existem custos fixos.
EM CUSTOS VARIÁVEIS: 0,2 Euros / cópia
PARA UMA TIRAGEM DE 100ex, fica-me em 0€ + (100 x 0,2) = 20 Euros
PARA UMA TIRAGEM DE 1000ex, fica-me em 0€ + (1000 x 0,2) = 200 Euros
CONCLUSÃO A TIRAR:
- O custo unitário variável em digital, pode ser 10 vezes mais elevado que no offset (como no exemplo dado), mas o facto do digital não ter custos fixos torna-o mais rentável para quantidades menores, como para 100ex. no exemplo dado. Para 1000ex. já o offset é mais rentável no exemplo dado.
Existe um BREAK EVEN POINT ou ponto de equilíbrio que determina para cada trabalho e em comparação com 2 máquinas qual a quantidade de exemplares onde os custos do digital com o offset coincidem. Desta forma poderemos saber qual o processo de produção mais económico face à tiragem pretendida.
Nota: esta análise não tem em conta a qualidade de impressão pelos 2 processos, apenas se trata de uma análise pura de custos.
qualquer dúvida disponham.