PRÉ-IMPRESSÃO

A Pré-Impressão é todo o processo envolvido entre a conceção e a impressão de um produto gráfico. Consiste na adequação dos arquivos digitais, na preparação dos planos de impressão e, no caso dos processos de impressão que as requerem, na geração das respetivas matrizes.

Por outras palavras, pré-impressão refere-se aos vários procedimentos pelos quais textos e imagens têm de passar para serem reproduzidos via impressão. Cada processo de impressão tem diferentes especificações, usa diferentes materiais e exige diferentes procedimentos de pré-impressão.

 

É o sistema de impressão que determina a forma como se processa a pré-impressão, mas é esta que determina a qualidade final do trabalho. É na fase de pré-impressão que devem ser prevenidos todos os problemas que possam surgir na impressão e na pós-impressão, de forma a preparar adequadamente os ficheiros e garantir que o resultado final não traga surpresas, nem para o cliente, nem para as pessoas envolvidas na produção.

Resolução

 

A resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir.

Impressoras

Usadas na pré-impressão para tirar as provas de composição tipográfica, layout, paginação, arte final, cor e imposição. As mais populares são as de tecnologia jato de tinta e as que utilizam toner, de tecnologia laser.

Imagens para artes gráficas

O tipo de Ficheiro que se coloca num documento é tão importante como a resolução.